
A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que a Guarda Municipal de Manaus (GMM), por meio do Patrulhamento Ambiental (Patam), realizou, neste fim de semana, o resgate de dois animais silvestres e duas ocorrências de perturbação do sossego público. As ações ocorreram nas zonas Oeste, Leste e Norte da capital.
Durante patrulhamento preventivo, a equipe foi acionada para realizar um resgate de uma jiboia-arco-íris colombiana (Epicrates maurus), que estava em uma área de mata no bairro Santo Agostinho, zona Oeste. Ao chegar ao local, a equipe efetuou o manejo adequado do animal, garantindo sua segurança e a da população.
Em outra ocorrência no bairro Jardim Mauá, zona Leste, a equipe foi acionada por um morador relatando a presença de um gambá (mucura) no forro de uma residência. O animal foi resgatado de forma segura e sem ferimentos.
Após os resgates, os animais foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para receberem avaliação veterinária e a realização dos procedimentos cabíveis.
Neste fim de semana, foram recebidas duas ocorrências por perturbação do sossego público nas zonas Norte e Leste da capital. Durante as ações, a equipe realizou a devida averiguação e orientou os responsáveis sobre as normas relacionadas à emissão excessiva de ruídos, bem como sobre as possíveis sanções administrativas e legais em caso de reincidência.
O Patam reafirma seu compromisso com a proteção e preservação da fauna silvestre, promovendo ações de orientação e conscientização junto à população manauara.
— — —
Texto – Divulgação/Semse