
Por Redação Amazônia Realidade
As operações de busca pela embarcação que naufragou na última sexta-feira (13), nas proximidades do Encontro das Águas, avançaram neste sábado (14). O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas informou que, no fim da tarde, foi localizada a cerca de 50 metros de profundidade a área onde se encontra o barco submerso.
No início da noite, por questões de segurança, as buscas foram suspensas e devem ser retomadas às 6h da manhã deste domingo (15).
Força-tarefa mobiliza mergulhadores e embarcações
A operação conta com 44 bombeiros militares, sendo 21 mergulhadores especializados, além de cinco embarcações do CBMAM. Uma equipe de mergulho de Itacoatiara também seguirá pelo Rio Amazonas realizando varredura ao longo do percurso, ampliando o raio de buscas.
Desde as primeiras horas após o registro da ocorrência, a Defesa Civil do Amazonas foi acionada e ativou protocolo de resposta para apoio às ações de busca, salvamento e assistência às vítimas. O órgão disponibilizou 20 agentes, com experiência em mergulho, e duas lanchas para reforçar as operações.
Governo monta estrutura de emergência
O Governo do Amazonas montou ainda na sexta-feira uma força-tarefa para coordenar os trabalhos de resgate. No dia do acidente, 71 passageiros foram resgatados com vida.
Até o momento, dois óbitos foram confirmados: uma criança do sexo feminino, de três anos, e uma mulher adulta. Os corpos foram liberados pelo Instituto Médico Legal ainda na sexta-feira. Outras sete pessoas permanecem desaparecidas.
Atendimento às famílias
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome instalou um ponto fixo de atendimento psicossocial na sede do Corpo de Bombeiros, na zona sul de Manaus, para acolher os familiares das vítimas desaparecidas.
A secretaria também realizou atendimento imediato durante o desembarque dos sobreviventes, ainda na tarde de sexta-feira, garantindo suporte emocional e assistência social às famílias impactadas pela tragédia.
As buscas continuam e as autoridades reforçam que novas informações serão divulgadas conforme o avanço das operações.