Por Redação Amazônia Realidade
O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, manifestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas atingidas pelo naufrágio ocorrido nas proximidades do Encontro das Águas, na tarde de sexta-feira (13).
“Como prefeito de Manaus em exercício, me uno em oração a todos que aguardam notícias e reafirmo que a Prefeitura de Manaus permanece mobilizada para acolher e dar todo o suporte necessário às vítimas e suas famílias”, declarou.
Resposta imediata e mobilização das equipes
Desde os primeiros momentos após o acidente, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), atuou diretamente na resposta à ocorrência.
Foram enviadas equipes preparadas, unidades de suporte básico e avançado, além de motolâncias posicionadas estrategicamente nos portos de Manaus e da Ceasa. O trabalho também contou com o apoio às vítimas resgatadas por embarcações civis e equipes de salvamento que atuaram na área.
Ao todo, cinco vítimas foram atendidas diretamente pelas equipes do Samu. Três receberam atendimento no local, sem necessidade de remoção hospitalar. Uma vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde. Uma criança foi socorrida em parada cardiorrespiratória, mas infelizmente não resistiu e evoluiu a óbito.
Reconhecimento às forças de salvamento
Renato Junior também destacou a atuação das forças de segurança e salvamento, que participaram da operação em uma área de difícil acesso e de grande complexidade.
“Registro também meu respeito às forças de salvamento e segurança pela atuação rápida e dedicada diante de uma operação complexa. Seguimos acompanhando a situação com transparência, responsabilidade e compromisso com cada família atingida”, concluiu.
A Prefeitura de Manaus informou que permanece acompanhando o caso e prestando assistência às vítimas e seus familiares neste momento de dor e comoção.