Amazônia Realidade
  • Início
  • Internacional
  • Brasil
  • Amazonas
  • Cidade
  • Política
  • Veja mais categorias
    • Polícia
    • Saúde
    • Economia
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Esporte
    • Ciência e Tecnologia
    • Meio Ambiente
No Result
View All Result
  • Início
  • Internacional
  • Brasil
  • Amazonas
  • Cidade
  • Política
  • Veja mais categorias
    • Polícia
    • Saúde
    • Economia
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Esporte
    • Ciência e Tecnologia
    • Meio Ambiente
No Result
View All Result
Amazônia Realidade
No Result
View All Result

Prefeitura de Manaus participa de oficina com foco na atenção à saúde bucal da pessoa idosa em Recife

by Editor
24 de junho de 2026
in Brasil, Saúde
0 0
Home Brasil
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou, nessa segunda e terça-feira, 22 e 23/6, respectivamente, da oficina “Saúde Bucal da Pessoa Idosa: construindo estratégias para a efetivação da Política Nacional de Saúde Bucal”, promovida pela Ministério da Saúde, em Recife (PE). O encontro reuniu pesquisadores, especialistas e gestores de todo o Brasil, com o objetivo de discutir o cuidado e a atenção humanizada à saúde bucal dos idosos no país.

A oficina em Pernambuco teve participação da gerente de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Cláudia Carvalho, que destacou que o convite à secretaria para o evento é um reconhecimento dos avanços e resultados positivos da gestão municipal na saúde bucal, nos últimos anos, com estratégias e ações que abrangem a atenção primária e especializada, e alcançam diversas áreas e ciclos de vida, de crianças, gestantes e homens a mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo Cláudia, outro diferencial é que a Semsa tem um protocolo pronto de cuidado com foco na pessoa idosa, elaborado em 2018. “Esse protocolo foi feito pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, chefiado por Eliny Rocha, e já conta com um capítulo todo voltado à saúde bucal dos idosos. Com tudo isso, o ministério viu que tínhamos com o que contribuir na construção coletiva dessa política no país”, aponta.

Nos dois dias de programação, os participantes da oficina participaram de palestras, debates e grupos de trabalho, com foco na elaboração de propostas de diretrizes e estratégias mais efetivas e inclusivas para o cuidado integral da pessoa idosa e no fortalecimento da Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como “Brasil Sorridente”.

“Isso é muito importante para que a gente possa construir uma política eficaz para cuidar especificamente da saúde bucal da pessoa idosa”, assinala a gerente.

O coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan Lucena, esteve presente no evento na capital pernambucana e destacou que a discussão de políticas públicas voltadas para a saúde bucal da pessoa idosa é uma necessidade, diante do crescimento da população idosa no país.

“Que nós possamos transformar essa oficina em maior acesso e melhor qualidade de vida para a população”, disse o coordenador-geral, que veio a Manaus no início deste mês, quando participou do “Seminário de Saúde Bucal dos Povos da Floresta e das Águas”, promovido pelo Core Brasil, com o apoio da Semsa, e conheceu a Unidade de Saúde da Família Fluvial (USFF) Dr. Ney Lacerda, gerenciada pela secretaria.

As atividades da oficina, de acordo com Cláudia, foram organizadas em quatro eixos: a saúde bucal da pessoa idosa e a formação profissional em saúde bucal; o controle social e a garantia do direito da pessoa idosa à saúde bucal; a organização da rede de Atenção Primária para o cuidado integral da pessoa idosa; e a saúde bucal da pessoa idosa no cuidado domiciliar e cuidados paliativos.

“Esses eixos norteiam o documento final que foi elaborado a partir da oficina, e que vai servir de base para a política nacional de cuidado da saúde bucal da pessoa idosa”, relata a servidora.

A oficina “Saúde Bucal da Pessoa Idosa” foi promovida pelo Ministério da Saúde, em conjunto com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno).

–

Fotos – Divulgação/Semsa

Previous Post

Fecomércio AM divulga Panorama Econômico de junho com dados sobre emprego, consumo e atividade empresarial

Next Post

Governador Roberto Cidade assina novo convênio do Asfalta Amazonas e ordem de serviço para obras de pavimentação em Autazes

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Amazônia Realidade

Aqui a notícia é a realidade da Amazônia.

Categorias

  • Amazonas
  • Brasil
  • Cidadania
  • Cidade
  • Ciência e Tecnologia
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Gestão
  • Infraestrutura
  • Internacional
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Saúde animal
  • Segurança Pública
  • Solidariedade
  • Tragedia
  • Turismo

Pesquisar

No Result
View All Result
  • Quem somos
  • Política Editorial
  • Política de Privacidade

Copyright © 2026  Amazônia Realidade. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Up Marketing | Consultoria: Carlos Rodrigues.

No Result
View All Result
  • Política de Privacidade
  • Política Editorial
  • Portal
  • Quem somos
  • Todas as Notícias

Copyright © 2026  Amazônia Realidade. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Up Marketing | Consultoria: Carlos Rodrigues.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao aceitar, você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais