A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou, nessa segunda e terça-feira, 22 e 23/6, respectivamente, da oficina “Saúde Bucal da Pessoa Idosa: construindo estratégias para a efetivação da Política Nacional de Saúde Bucal”, promovida pela Ministério da Saúde, em Recife (PE). O encontro reuniu pesquisadores, especialistas e gestores de todo o Brasil, com o objetivo de discutir o cuidado e a atenção humanizada à saúde bucal dos idosos no país.
A oficina em Pernambuco teve participação da gerente de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Cláudia Carvalho, que destacou que o convite à secretaria para o evento é um reconhecimento dos avanços e resultados positivos da gestão municipal na saúde bucal, nos últimos anos, com estratégias e ações que abrangem a atenção primária e especializada, e alcançam diversas áreas e ciclos de vida, de crianças, gestantes e homens a mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo Cláudia, outro diferencial é que a Semsa tem um protocolo pronto de cuidado com foco na pessoa idosa, elaborado em 2018. “Esse protocolo foi feito pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, chefiado por Eliny Rocha, e já conta com um capítulo todo voltado à saúde bucal dos idosos. Com tudo isso, o ministério viu que tínhamos com o que contribuir na construção coletiva dessa política no país”, aponta.
Nos dois dias de programação, os participantes da oficina participaram de palestras, debates e grupos de trabalho, com foco na elaboração de propostas de diretrizes e estratégias mais efetivas e inclusivas para o cuidado integral da pessoa idosa e no fortalecimento da Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como “Brasil Sorridente”.
“Isso é muito importante para que a gente possa construir uma política eficaz para cuidar especificamente da saúde bucal da pessoa idosa”, assinala a gerente.
O coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan Lucena, esteve presente no evento na capital pernambucana e destacou que a discussão de políticas públicas voltadas para a saúde bucal da pessoa idosa é uma necessidade, diante do crescimento da população idosa no país.
“Que nós possamos transformar essa oficina em maior acesso e melhor qualidade de vida para a população”, disse o coordenador-geral, que veio a Manaus no início deste mês, quando participou do “Seminário de Saúde Bucal dos Povos da Floresta e das Águas”, promovido pelo Core Brasil, com o apoio da Semsa, e conheceu a Unidade de Saúde da Família Fluvial (USFF) Dr. Ney Lacerda, gerenciada pela secretaria.
As atividades da oficina, de acordo com Cláudia, foram organizadas em quatro eixos: a saúde bucal da pessoa idosa e a formação profissional em saúde bucal; o controle social e a garantia do direito da pessoa idosa à saúde bucal; a organização da rede de Atenção Primária para o cuidado integral da pessoa idosa; e a saúde bucal da pessoa idosa no cuidado domiciliar e cuidados paliativos.
“Esses eixos norteiam o documento final que foi elaborado a partir da oficina, e que vai servir de base para a política nacional de cuidado da saúde bucal da pessoa idosa”, relata a servidora.
A oficina “Saúde Bucal da Pessoa Idosa” foi promovida pelo Ministério da Saúde, em conjunto com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno).
–
Fotos – Divulgação/Semsa