
Promovido pelo Governo do Amazonas durante o 59º Festival de Parintins, o estande do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), recebeu cerca de 1,5 mil visitantes apenas no primeiro dia de funcionamento, nesta quarta-feira (24/06), na Estação da Cultura, no Turistódromo. O público participou de jogos temáticos, recebeu brindes personalizados e aproveitou a distribuição gratuita de picolés ao longo da programação.
A ação é realizada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), com o objetivo de aproximar a população e os visitantes das obras e investimentos realizados pelo Prosai no município. O programa é considerado o maior investimento já realizado pelo Governo do Amazonas no interior do estado, com recursos de US$ 100 milhões (cerca de R$ 560,9 milhões), destinados a obras de urbanização, saneamento básico, habitação e reflorestamento.

O secretário da Sedurb, Júlio Langbeck, destacou a receptividade do público no primeiro dia da ação. “O grande número de visitantes demonstra o interesse das pessoas em conhecer mais sobre as transformações que o Prosai está promovendo em Parintins. Conseguimos unir informação, entretenimento e conscientização em um espaço pensado para toda a família”, afirmou.
Entre as atrações do estande estão o Quiz Interativo com Roleta Temática do Prosai e a “Trilha das Águas”, dinâmica inspirada no tradicional jogo Plinko, que apresenta de forma lúdica o percurso da água desde a captação até a chegada às residências. Os participantes que acertam as perguntas ou concluem as atividades recebem brindes como copos, bonés, cordões personalizados para celular e azulejos temáticos do festival.

A aposentada Maria Aldenice Encarnação, de 74 anos, participou do jogo “Trilha das Águas” e ganhou um boné do seu boi do coração, o caprichoso. “Amei as brincadeiras e o brinde, além de aprender mais sobre saneamento básico e as obras do Prosai”, disse.

Já o autônomo, Ronald Alencar, de 40 anos, destacou que a ação contribui para conscientizar a população sobre o cuidado com o meio ambiente e a importância da água. “As atividades do estande conscientizam de forma divertida sobre saneamento básico, sobre a preservação ambiental e ainda, a transformação de Parintins”, relatou.
A coordenadora executiva da UGPE, Daniella Jaime, ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o conhecimento da população sobre os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas. “O estande tem sido uma oportunidade de mostrar, de forma simples e acessível, os benefícios que o Prosai está trazendo para Parintins, especialmente na área de saneamento. Ficamos muito satisfeitos com a participação do público neste primeiro dia”, destacou.
A programação segue até domingo (28/06), das 10h às 18h, no Turistódromo. A partir desta quinta-feira (25/06), também serão realizadas visitas guiadas ao novo Centro de Reservação e Distribuição de Água (CRD-SHAM), no bairro Vitória Régia, das 15h às 17h, permitindo que moradores e turistas conheçam de perto uma das mais importantes obras do programa.
FOTOS: Paula Pessoa/UGPE